A ORAÇÃO EFICAZ

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.” 

(Mateu. 7:7,8).

“Aqueles que deixaram a mais profunda marca nesta Terra amaldiçoada pelo pecado foram homens e mulheres de oração. Você descobrirá que a oração é a força poderosa que tem movido não somente a mão de Deus, mas também o homem.”
D.L. Moody (1837-1899)

“As minhas orações não mudam a Deus, mudam a mim mesmo.”
C.S. Lewis (1898-1963)

A Oração respaldada pala Palavra de Deus é a arma mais poderosa que existe a disposição da Igreja de Cristo. Muitas pessoas me perguntam: “Existe algum segredo para nossa Oração se tornar eficaz?” –

Vamos ver os Três Princípios contidos nas palavra de Jesus:

  • I – PEDIR: O que significa pedi? Solicitar algo a alguém que possui o que necessitamos.

Logo, Pedir é um ato de DEPENDÊNCIA. Na Oração, precisamos nos aproximar de Deus, o nosso Pai celeste, como uma atitude de humildade e completa DEPENDÊNCIA como uma criança que pede de seu pai o que precisa.

Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.
“Qual pai, do meio de vocês, se o filho pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? Ou, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem o pedir!”
(Lc 11: 10-13)

Ilustração: Moisés demonstrou total DEPENDÊNCIA de Deus em Refidim.

“Mas o povo estava sedento e reclamou a Moisés: “Por que você nos tirou do Egito? Foi para matar de sede a nós, aos nossos filhos e aos nossos rebanhos?”
Então Moisés clamou ao SENHOR: “Que farei com este povo? Estão a ponto de apedrejar-me!”
Respondeu-lhe o SENHOR: “Passe à frente do povo. Leve com você algumas das autoridades de Israel, tenha na mão a vara com a qual você feriu o Nilo e vá adiante.
Eu estarei à sua espera no alto da rocha do monte Horebe.
Bata na rocha, e dela sairá água para o povo beber”.
Assim fez Moisés, à vista das autoridades de Israel. E chamou aquele lugar Massá e Meribá, porque ali os israelitas reclamaram e puseram o SENHOR à prova, dizendo: “O SENHOR está entre nós, ou não?”

(Êx. 17: 3-7)

  • II – BUSCAR: O que significa buscar? Quem busca algo é DILIGENTE na sua atitude, pois deseja alçar o seu objetivo.

Diligência significa realizar suas atividades de forma atenta e cuidadosa.

Portanto, Buscar é um ato de DILIGÊNCIA por parte de quem busca. Na Oração, deve haver DILIGÊNCIA, ou melhor, AÇÃO acompanhada da PETIÇÃO

(Lc. 18:1-7a).

Ilustração:

Moisés clama a Deus diante do mar vermelho e Deus ordena que ele marche, DILIGÊNCIA – AÇÃO mais ORAÇÃO!

“Disse então o SENHOR a Moisés: “Por que você está clamando a mim? Diga aos israelitas que sigam avante. Erga a sua vara e estenda a mão sobre o mar, e as águas se dividirão para que os israelitas atravessem o mar em terra seca.”

(Êxodo. 14: 15 e 16)

  • III – BATER:

O que significa bater? Significa insistir até que alguém atenda o chamado de quem bate na porta.

Em outras palavras, bater é um ato de PERSISTÊNCIA. Na Oração, é necessário haver PERSISTÊNCIA até que a resposta chegue.

E o Senhor continuou: “Ouçam o que diz o juiz injusto. Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar? Eu digo a vocês: Ele lhes fará justiça e depressa. Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?”

“Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Ele disse: “Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava com os homens.

E havia naquela cidade uma viúva que se dirigia continuamente a ele, suplicando-lhe: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário’.
“Por algum tempo ele se recusou. Mas finalmente disse a si mesmo: ‘Embora eu não tema a Deus e nem me importe com os homens, esta viúva está me aborrecendo; vou fazer-lhe justiça para que ela não venha mais me importunar’”.

(Lc. 18:1-7b)

Ilustração: Ana PERSISTIU em Oração até receber a resposta da parte de Deus.

“Não julgues tua serva uma mulher vadia; estou orando aqui até agora por causa de minha grande angústia e tristeza”.
Eli respondeu: “Vá em paz, e que o Deus de Israel conceda a você o que pediu”.

(I Sm. 1:16-17)

Pedir certo!

“Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem.
Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.
Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.”

Tiago 4:2-4

Perdoar pra ser perdoado!

“Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.
Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade.
Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.”

Tiago 4:30-32

Conclusão:

A Oração Eficaz repousa neste tripé: DEPENDÊNCIA, DILIGÊNCIA e PERSISTÊNCIA.

“A maior preocupação do diabo é afastar os cristãos da oração. Ele não teme os estudos, nem o trabalho e nem a religião daqueles que não oram. Ele ri de nossa labuta, zomba de nossa sabedoria, mas treme quando nós oramos.”
(Samuel Chadwick)

“Sempre que Deus deseja realizar algo, Ele convoca seu povo para orar.”
(Charles Spurgeon)

Edit Template

Bíblia Ano Todo © 2025 Todos os direitos reservados