3 lições que aprendemos com os milagres de Eliseu

O nome Eliseu tem origem hebraica e deriva do termo “Elisha” (אֱלִישׁוּעַ, Elishua), que significa “Deus é salvação” ou “Meu Deus salva”.

Seu ministério durou aproximadamente 55 a 60 anos – 10 anos servindo a Elias

  1. Abertura do rio Jordão
    • 2 Reis 2:13-14 “Também pegou o manto de Elias, que dele havia caído, e voltou, e parou à beira do Jordão. Pegou o manto de Elias, que dele havia caído, bateu com ele nas águas e disse: ‘Onde está o Senhor, o Deus de Elias?’ Quando bateu nas águas, elas se dividiram de um lado e do outro, e Eliseu passou.”
  2. Purificação das águas de Jericó
    • 2 Reis 2:19-22 “Os homens da cidade disseram a Eliseu: ‘Eis que é boa a localização desta cidade, como o senhor pode ver, mas as águas são ruins e a terra é estéril.’ Ele disse: ‘Tragam-me um prato novo e ponham sal nele.’ E assim fizeram. Então Eliseu foi até o manancial das águas, jogou sal ali e disse: ‘Assim diz o Senhor: “Eu sarei estas águas; não haverá mais nelas morte nem esterilidade.”‘ E as águas ficaram sãs até o dia de hoje, conforme a palavra que Eliseu havia falado.”
  3. Maldição dos jovens zombadores
    • 2 Reis 2:23-24 “De lá Eliseu subiu para Betel. Enquanto subia pelo caminho, uns rapazinhos saíram da cidade e zombavam dele, dizendo: ‘Sobe, careca! Sobe, careca!’ Ele se virou para trás, olhou para eles e os amaldiçoou em nome do Senhor. Então duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois deles.”
  4. Provisão de água para os reis
    • 2 Reis 3:16-20 “Ele disse: ‘Assim diz o Senhor: “Façam neste vale muitas covas.” Porque assim diz o Senhor: “Vocês não verão vento, nem verão chuva, mas este vale se encherá de água, e vocês, os seus gados e os seus animais beberão.” […] Na manhã seguinte, pela hora da oferta de manjares, eis que vinham as águas pelo caminho de Edom, e a terra se encheu de água.”
  5. Multiplicação do azeite da viúva
    • 2 Reis 4:1-7 “Ele disse: ‘Vá, peça emprestadas vasilhas a todos os seus vizinhos, vasilhas vazias, e não poucas. Depois entre em casa, feche a porta atrás de você e dos seus filhos e deite o azeite em todas essas vasilhas. E, à medida que elas forem ficando cheias, ponha-as de lado.’ […] Todas as vasilhas se encheram. […] ‘Vá, venda o azeite e pague a sua dívida; e você e os seus filhos viverão do que sobrar.'”
  6. Nascimento do filho da sunamita
    • 2 Reis 4:14-17 “Ele disse: ‘No devido tempo, por volta desta mesma época no próximo ano, você terá um filho nos braços.’ Ela respondeu: ‘Não, meu senhor, homem de Deus, não minta à sua serva.’ Mas a mulher concebeu e, no devido tempo, no ano seguinte, deu à luz um filho, como Eliseu lhe havia dito.”
  7. Ressurreição do filho da sunamita
    • 2 Reis 4:32-35 “Eliseu entrou na casa, e eis que o menino estava morto, deitado na cama. Então entrou, fechou a porta atrás de si e orou ao Senhor. Subiu na cama e se deitou sobre o menino, pondo a sua boca sobre a boca dele, os seus olhos sobre os olhos dele e as suas mãos sobre as mãos dele; e, enquanto se inclinava sobre ele, o corpo do menino começou a esquentar. […] O menino espirrou sete vezes e abriu os olhos.”
  8. Purificação da panela envenenada
    • 2 Reis 4:38-41 “Ele disse: ‘Tragam-me um pouco de farinha.’ Jogou-a na panela e disse: ‘Sirvam ao povo para que coma.’ E já não havia nada de nocivo na panela.”
  9. Multiplicação dos pães
    • 2 Reis 4:42-44 “Eliseu disse: ‘Dê ao povo para que coma.’ O seu servo perguntou: ‘Como hei de dar isto a cem homens?’ Ele respondeu: ‘Dê ao povo para que coma, pois assim diz o Senhor: “Comerão e ainda sobrará.”‘ […] Comeram e ainda sobrou, conforme a palavra do Senhor.”
  10. Cura de Naamã da lepra
    • 2 Reis 5:10-14 “Eliseu enviou um mensageiro, dizendo: ‘Vá, lave-se sete vezes no Jordão, e a sua carne ficará sã, e você ficará limpo.’ […] Então desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de uma criança, e ele ficou limpo.”
  11. Recuperação do machado flutuante
    • 2 Reis 6:5-7 “Ele perguntou: ‘Onde caiu?’ Quando lhe mostraram o lugar, Eliseu cortou um pedaço de madeira, jogou-o ali e fez o ferro flutuar. Então disse: ‘Pegue-o.’ Ele estendeu a mão e o pegou.”
  12. Cegueira do exército sírio
    • 2 Reis 6:18-20 “Quando os sírios desceram na direção dele, Eliseu orou ao Senhor, dizendo: ‘Fere esta gente com cegueira, peço-te.’ E o Senhor os feriu com cegueira, conforme a palavra de Eliseu.”
  13. Profecia e fim da fome em Samaria
    • 2 Reis 7:1-2, 16-20 “Eliseu disse: ‘Ouçam a palavra do Senhor! Assim diz o Senhor: “Amanhã, a esta hora, na porta de Samaria, uma medida de flor de farinha será vendida por um siclo, e duas medidas de cevada, por um siclo.”‘”
  14. Milagre após a morte de Eliseu
    • 2 Reis 13:20-21 “Eliseu morreu, e o sepultaram. Ora, bandos dos moabitas costumavam invadir a terra no começo do ano. Aconteceu que, enquanto estavam sepultando um homem, eis que viram um desses bandos. Então jogaram o homem no túmulo de Eliseu e fugiram. Quando o homem tocou os ossos de Eliseu, reviveu e se pôs em pé.”
  1. Deus sustenta
    Vários milagres de Eliseu estavam relacionados com comida. Muitas pessoas com quem Eliseu se cruzou estavam passando dificuldade e não conseguiam se sustentar sozinhos. Por meio de Eliseu, Deus providenciou o que cada um precisava: água, comida, sustento para pagar as dívidas… Deus não os abandonou na dificuldade.

“Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

(Mateus 6:31-33).

2. Deus se importa com as coisas pequenas

Por vezes você pode pensar que seus problemas são muito pequenos para Deus. Eliseu fazia milagres diante de reis e exércitos; porque deveria se preocupar com um machado? Mas Deus se preocupa com cada detalhe de sua vida. Ele até conta todos os cabelos de sua cabeça! Você pode levar tudo para Deus que Ele está sempre atento.

“Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? Contudo, nenhum deles é esquecido por Deus.
Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!”

(Lucas 12:6-7)

3. Deus é mais forte

O rei da Síria decidiu capturar Eliseu, porque ele estava frustrando seus planos de conquistar Israel. O rei enviou seu exército, que cercou a cidade onde Eliseu estava. Quando o servo de Eliseu viu o exército ele ficou com medo mas Eliseu orou e ele viu um exército espiritual ainda maior do seu lado! Eliseu orou outra vez e o exército inimigo todo ficou cego.

“Quando os arameus desceram na direção de Eliseu, ele orou ao Senhor: “Fere estes homens de cegueira”. Então ele os feriu de cegueira, conforme Eliseu havia pedido”.

(2 Reis 6:16-18)

Edit Template

Bíblia Ano Todo © 2025 Todos os direitos reservados